ENADE UNIFESP

Sobre

Sobre o Enade 2022

 

Neste ano, a prova ocorrerá em 27 de novembro, às 13h30min pelo horário de Brasília (os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h). Os locais de prova serão divulgados pelo INEP no Sistema ENADE a partir de 16/11/2022.

Acesse o Edital e confira todas as informações importantes para a realização do Exame:

 

Edital do ENADE 2022

 

O que é o Enade?

 

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Exame avalia o desempenho dos estudantes de graduação em relação às competências previstas no projeto pedagógico do curso e nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

A prova do ENADE será composta por 10 questões da parte de Formação Geral e 30 questões da parte de Componente Específico. As questões do Exame são elaboradas de forma a evidenciar o que o estudante é capaz de fazer com o conteúdo aprendido.


Por que fazer o ENADE?

 

O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. A regularidade do estudante em relação a essa obrigação será inscrita no histórico escolar do estudante, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, será registrada a dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

Por ser um componente curricular obrigatório, o estudante em situação irregular perante o ENADE fica impossibilitado de colar grau e obter o diploma, pois considera-se que não integralizou seu curso.

Além disso, por meio do Exame, o Ministério da Educação pretende monitorar e melhorar a qualidade do ensino superior no país. O Enade acompanha o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Seus resultados poderão ajudar a construir referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação, tais como mais investimentos em infraestrutura, bolsas acadêmicas, recursos humanos, etc.

 

Quem realiza

Quais os estudantes habilitados a participar do ENADE?

 

São considerados habilitados e deverão ser inscritos no Exame os Estudantes ingressantes e concluintes dos cursos avaliados este ano. 

Os cursos da UNIFESP que serão avaliados em 2022 são:

- Administração;
- Ciências Contábeis;
- Ciências Econômicas;
- Direito;
- Psicologia;
- Relações Internacionais
- Serviço Social

A escolha dos cursos é feita pelo MEC e todos os cursos são reavaliados a cada três anos. A inscrição dos estudantes habilitados é realizada pela coordenação dos cursos avaliados.

 

Estudantes que devem realizar o Exame

Todos os estudantes concluintes dos cursos avaliados em 2022 deverão realizar o Exame. São considerados concluintes:

Concluintes de Cursos de Bacharelado e Licenciatura: aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2023;

Concluintes de Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até dezembro de 2022.

CONFIRA AQUI A LISTA FINAL DE CONCLUINTES INSCRITOS NO ENADE 2022.

Estudantes dispensados da Prova

 

Ficam dispensados de realizar a prova os estudantes dos cursos avaliados pelo Enade 2022 que se enquadrem em uma das seguintes condições:

• concluintes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2022;
• todos os ingressantes - os ingressantes dos cursos avaliados serão inscritos, porém não precisarão realizar a prova;

 

Itens obrigatórios

Cadastro do Estudante Concluinte

 

A primeira etapa que o estudante concluinte habilitado deverá realizar é o seu cadastro de informações pessoais na página do Sistema ENADE <enade.inep.gov.br> (item 10 do Edital 2022). O prazo para o preenchimento vai de 06 de julho a 26 de novembro de 2022. Este cadastro é obrigatório.

Antes de preencher o cadastro, o estudante deverá criar senha de acesso para o Sistema Enade no portal gov.br, no endereço <sso.acesso.gov.br>

Para ter acesso às orientações ao estudante concluinte inscrito no Enade, disponibilizadas pelo INEP, acesse aqui. Mas atenção: as datas constantes no arquivo de orientações são do Edital 2021. O estudante habilitado para a edição 2022 do exame deve observar as datas do Edital 2022.

 

Questionário do Estudante

 

Uma das etapas obrigatórias ao estudante concluinte inscrito é o preenchimento do Questionário do Estudante, que tem por objetivo o levantamento de informações sobre os processos formativos que ajudem a compreender o resultado dos estudantes no ENADE.

O estudante deverá preenchê-lo no Sistema Enade, no site do INEP, entre 1º de setembro a 26 de novembro de 2022.

Essa etapa é imprescindível para que o estudante tenha acesso ao local da prova, que será divulgado a partir de 16 de novembro.

Cronograma Enade

 

Enade 2022 - Datas importantes
Inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitados pela IES 6 de julho a 08 de agosto
Preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes (obrigatório) 6 de julho a 26 de novembro 
Preenchimento do Questionário do Estudante (obrigatório) 1º de setembro a 26 de novembro
Divulgação dos locais de prova no Sistema Enade 16 a 27 de novembro 
Aplicação da Prova 27 de novembro
Divulgação da relação de estudantes em situação regular 4 de janeiro de 2023

 

Veja o cronograma completo no Edital.

© 2013 - 2017 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001 

 

Sobre o portal | Comunicar erros no site